Pular para o conteúdo principal

Comunidade Escolar, atenção!



Gostaria de convidar você para viajar comigo, alguns poucos minutos, na seguinte possibilidade:

Assim como tantas outras ordens e portarias - vindas de cima - com determinações sobre currículo, processos e procedimentos, estamos HOJE, recebendo a seguinte regulamentação =

A partir do ano letivo de 2010 fica proibido a qualquer educador ensinar qualquer conteúdo. De hoje em diante nenhuma informação sobre português, matemática, física, geografia etc. poderá ser entregue aos alunos de mão beijada.

Ficam os professores restritos unicamente a orientar os alunos sobre COMO e ONDE poderiam BUSCAR as informações de seu interesse. Devendo porém assumir a possibilidade de colaborar nesta busca e ajudar na seleção e compreensão das informações. Conforme o interresse e respeito demonstrado pelos alunos agendados e atendidos em grupo ou individualmente.

Todos os alunos e professores deverão cumprir com um número determinado de horas presenciais no ambiente escolar.

Os professores podem se posicionar onde acharem conveniente neste ambiente, desde que seja de conhecimento comum sua localização. (sala dos professores, salas de aula, pátio etc.)

Os alunos com algum interesse devem agendar seu atendimento com os professores da matéria que dominam. Os atendimentos podem ser individuais ou em grupo, desde que o grupo tenha se formado por livre iniciativa dos alunos participantes e o (s) professor (es) esteja (m) de acordo. Professores podem unir-se para atendimento conjunto quanto os conteúdos assim exigirem, fornecendo uma amplitude de alcance e resultados finais no projeto ou informação desejada.

TODOS os demais alunos sem interesse em adquirir alguma informação, permanecerão no ambiente escolar fazendo "nada", conversando, participando de quaisquer outras atividades de "recreação" como jogos ou esportes.
Desde que seguidas as regras de convivência e respeito tanto em relação as demais pessoas (alunos, professores, demais funcionários), como em relação a preservação do patrimônio escolar.
Para garantir o cumprimento destas regras, estarão distribuídos e circulando pelo ambiente os profissionais com tal designação de manutenção da ordem.

Permanecem as demais disposições sobre progressão continuada, exigência mínima de presença e sugestão de currículos e conteúdos. Bem como as avaliações formais (saresp, enem, prova brasil etc.). A alimentação fornecida na escola permanece e pode sofrer interferência e administração de TODO o grupo escolar.
A remuneração dos funcionários, professores e gestores permanece inalterada. Porém TODOS os recursos financeiros advindos de quaisquer fontes oficiais ou oficiosas podem ser administrados e distribuídos pela própria escola, caso se organizem democraticamente para tal. Sendo as novas contratações, eleiçoes ou quaisquer alterações administrativas, passíveis de inovação também.

Todas as atividades podem possuir registros e serão passíveis de gravação para exibição na internet, com acesso irrestrito a população.
Para tanto estaremos disponibilizando, a medida do possível no orçamento, instalação de câmeras em todas as escolas, distribuídas conforme determinação interna a direção da mesma. Ficando estas, responsáveis pela manutenção das mesmas sob pena de multa diária por inatividade.

Um novo grupo de profissionais, especialistas em suas áreas, será enviado para atuação agendada nas escolas na frequência e quantidade suficientes para suprir a demanda local. Através destes profissionais informações, normalmente não distribuídas no ambiente escolar, também poderão ser "buscadas" (alimentação, administração financeira, religião, ética, convivência, gerenciamento de projetos, produção artesanal, geração de renda etc.)

Atividades externas estão liberadas desde que registradas na agenda da coordenação da escola, independendo da autorização da mesma. Alunos e professores são os únicos responsáveis por estas escolhas e execução das mesmas.

Findas as orientações sobre as novas regras, agradecemos a atenção de toda a comunidade escolar e desejamos sinceramente que superem o susto inicial rapidamente, deliciando-se com as possibilidades que se abrem.
Ainda que muitas dificuldades certamente surjam, ampliar as possibilidades de inovação, produção e resultados de um grupo restrito a 30 cabeças (professores e direção) para 1.500 cabeças (professores, direção, funcionários, pais e alunos) aponta (matematicamente) para resultados maiores, melhores, mais rápidos e efetivos.

Ass.:
Ministério da Educação
Brasil
janeiro/2010


Então? pode voltar da viagem rsrsrs.
Você acredita sinceramente que é impossível de acontecer?
O que achou disso?

aguardo seu retorno!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Condicionamentos e Padrões de comportamento

Fantástico, recomendadíssimo!!!
Assistindo um hangout hoje, do Recalculando a Rota aprendi mais que a soma de muitos livros, filmes ou experiências de vida que já tive oportunidade de ter contato até agora. Tudo bem resumidinho, direto ao ponto, recheado de "pulos do gato".


Considere substituir a palavra Universo por outra que se sinta mais confortável. Deus, Senhor do Mundo, Anjos... seja lá qual for a Fonte Maior que entenda como poderosa ou capaz o suficiente de fazer mais por você que você mesmo.

Segue um resuminho do que (penso que) aprendi:
Vamos perguntar porque agimos da maneira que agimos?
Existem diversos condicionamentos, ou padrões de comportamento que adquirirmos durante nossa vida em função dos acontecimentos a nossa volta.
Por exemplo:  Estávamos aprendendo algo (dirigir, nadar, cavalgar...) e fomos expostos a uma reação grosseira e exagerada de quem estava próximo (por algum erro cometido por nós) e então adquirimos um padrão de querer ser perfeitos para nao p…

Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas mudam

Frase


O amor é a solução. 
 "Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu." (John Richardson Jr.). 
"Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas." (Charles Chaplin).


Sou uma metamorfose ambulante...

CROSSROADS: Dores de Parto de Uma Nova Visão Mundial - Completo HD

2013

o uso de antidepressivos disparou 400% nos últimos anos

perguntas poderosas

what's the best things that happened to you in the last month

Qual foi a melhor coisa que aconteceu com você no último mês?

what really brings you joy

O que realmente te traz prazer?

what gives you meaning in life

O que te dá significado na vida?

aos 29:44 do vídeo
Numa resposta rápida diríamos que para ser mais feliz precisamos apenas de mais dinheiro...
Mas se respondermos sinceramente sobre quais foram nossas melhores experiências no mês passado diremos que estão relacionadas com outras pessoas, não com quaisquer posses.

Isso transparece que intuitivamente sabemos o que realmente nos traz alegria e felicidade, mas às vezes nos permitimos iludir pelo ambiente ou pela mídia.