Pular para o conteúdo principal

Café da manhã

Vamos começar falando do café da manhã.
Como é seu café da manhã?
Como voê gostaria que ele fosse?

Será que você acorda bem disposto, feliz, descansado?
Então segue para seu lindo banheiro, limpo, cheiroso, bonito, confortável, aconchegante. Ele tem todos os espaços de que precisa. Ele tem sempre um sabonete muito cheiroso, um shampoo maravilhoso que seu cabelo A d o r a  e, sem dúvida um creme para desembaraçar muito eficiente. Talvez um box com uma super ducha que obedece a todos os seus desejos de temperatura, pressão e volume de água. Seu vazo sanitário não é frio, possui ducha higiênica e um porta livros por perto. Sua pia está recheada de escovas de dente novas, pastas de dente de 2 ou 3 funções diferentes, perfumes, cremes, maquiagem, fio dental com sabor. Me perdoe se esqueci alguns itens.

Então você chama seus filhos um por um para escovar os dentes e passar o fio dental com eles. Sempre com muita paciência e repetindo o valor deste hábito. Pode até ajudá-los na escovação dos cabelos, principalmente se forem longos e cheios de nós.

Depois de vestidos. Detalhe, as roupas estão todas limpas, quem sabe até passadas, macias e cheirosas. Muito bem arrumadinhas dentro das diversas partes do guarda-roupa (sim você tem um guarda roupas lindo). Seus sapatos também estão todos organizados, limpos e cheirosos também. Então, continuando, depois de vestidos todos se encontram na mesa do café da manhã. Nem precisa ser aquelas dos hotéis com tudo e mais um pouco. Tendo um suco ou chá frio, um leite e café quentes. Um pãozinho fresco ou até torradas. Uma fruta, uns pedaços de queijo ou de bolo, uma geleia e algum mel. Pode ser cada dia uma coisa, não precisa ter tudo isso, todo dia.

Neste momento família comem devagar e tranquilamente, falam um pouco entre si sobre a programação do dia, quem sabe até dão uma revisada no que ficou de ontem e precisa ser feito hoje. Então vão todos para oS banheiros da casa, escovar rapidamente os dentes, retocar a maquiagem e saem de casa juntos ou separados, cada qual para seus compromissos do dia.

Quem sabe até alguns se encontram no horário do almoço, na rua ou em casa.
Claro que teve uma fruta lá pelas tantas da manhã, num horário entre o café da manhã que já foi e o almoço que ainda virá.

Vamos supor que isso foi real. Como será que estas pessoas estão se sentindo?
Será que estão com fome, com frio, mal acomodadas em suas roupas ou sapatos mal lavados, ou mal cheirosos, angustiadas porque mal conseguiram dar um beijinho nos filhos. Quem sabe arrependidas por não terem dado atenção a criança que perdeu a camiseta da escola. Ou inconsoláveis por terem desmanchado os nós dos cabelos de uma maneira não muito carinhosa por conta da pressa para não chegar atrasado, levar bronca da professora ou do chefe.

Existem distâncias, as vezes bem longas, entre o que deveria ser e o que efetivamente conseguimos que fosse. O ideal, na maio parte das vezes não está presente. No entanto nos relacionamos uns com os outros como se SEMPRE vivêssemos no espaço do ideal.

Que sentido faz isso?

Postagens mais visitadas deste blog

Condicionamentos e Padrões de comportamento

Fantástico, recomendadíssimo!!!
Assistindo um hangout hoje, do Recalculando a Rota aprendi mais que a soma de muitos livros, filmes ou experiências de vida que já tive oportunidade de ter contato até agora. Tudo bem resumidinho, direto ao ponto, recheado de "pulos do gato".


Considere substituir a palavra Universo por outra que se sinta mais confortável. Deus, Senhor do Mundo, Anjos... seja lá qual for a Fonte Maior que entenda como poderosa ou capaz o suficiente de fazer mais por você que você mesmo.

Segue um resuminho do que (penso que) aprendi:
Vamos perguntar porque agimos da maneira que agimos?
Existem diversos condicionamentos, ou padrões de comportamento que adquirirmos durante nossa vida em função dos acontecimentos a nossa volta.
Por exemplo:  Estávamos aprendendo algo (dirigir, nadar, cavalgar...) e fomos expostos a uma reação grosseira e exagerada de quem estava próximo (por algum erro cometido por nós) e então adquirimos um padrão de querer ser perfeitos para nao p…

Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas mudam

Frase


O amor é a solução. 
 "Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu." (John Richardson Jr.). 
"Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas." (Charles Chaplin).


Sou uma metamorfose ambulante...

Você está "achado" ou perdido?

Faz diferença?
Quando oferecemos uma chance a nós mesmos e nos mantemos mais vezes em auto observação, enxergamos. Enxergamos as oscilações comuns de nossa energia. Não importa muito a frequência e regularidade. Importa perceber acontecendo para ganhar a possibilidade de escolha.

Repare. Em alguns momentos nos sentimos fracos, sem boas ideias, com sono ou chegamos até a adoecer. Noutros estamos com o gás todo, com saúde e energia de querer salvar o mundo ou resolver todos os problemas que surgem a nossa frente.

Não é apenas uma sensação, é uma capacidade verdadeira. Genuína. Uma competência, nem sempre disponível. Portanto, mais que aproveitar bem quando ela se manifesta, pode ser interessante prestarmos atenção no que a produziu. O que motivou ela a se manifestar.

Pode ser uma alimentação mais saudável, um projeto novo ou antigo finalmente possível de ser realizado. Um novo amor, a nova estação...
A recíproca é verdadeira. O que nos sugou a energia?

Você está "achado" ou p…