Pular para o conteúdo principal

mais um manifesto pela vida







o que é
para que serve
como funciona


Quero fazer um manifesto pela vida


Hoje vi um vídeo na face, francês, sem legenda em português. Mas nem precisava ter. As imagens falam por si. Tinha a intenção de sensibilizar as pessoas sobre sua própria humanidade e a capacidade de ser, no mundo, a mudança que querem ver nele.

Mostra a reação dos passantes, de maneira comparativa, quando um rapaz bem vestido e outro mal vestido, caem no chão (aparentemente passando mal). O mal vestido passa vários minutos sussurando por ajuda e é totalmente ignorado. Enquanto que o bem vestido nem precisou pedir ajuda para muitas pessoas pararem e oferecerem-lhe ajuda.

Se formos fundo nesta questão veremos o lado prático da coisa. O bem vestido certamente tem quem o acolha, logo após nosso socorro. Rapidamente nos "livraremos" do problema. Já o mal vestido, muito provavelmente é um indigente. Não tem casa, nem família, socorrê-lo pode significar MUITO mais que apenas 1 minuto de "humanidade".

Este é um problema insolúvel?
Não, não é. Nenhum problema é.

Mas o que nós, simples pessoas comuns, poderíamos fazer?
Quem sabe exigir nossos direitos. Não só nossos, mas de todos.
Se existe um governo, ele precisa saber executar bem o seu papel, ou não precisamos de um governo.

Quem sabe um 190, ou 199, que venha imediatamente socorrer TODOS os que precisam de socorro. Não para levá-los a hospitais e deixá-los morrendo na fila de espera. Nem para abrigos que apenas tapam buracos. Muito menos para reformatórios ou prisões.

Possivelmente um 19x que os leve para um espaço onde possam se reinventar, se redescobrir, renascer enquanto pessoas que amam a si mesmas.

Mas...

se nem nossas escolas estão conseguindo fazer isso.
Se nem nossos queridos filhinhos estão recebendo informação de qualidade, incentivo e liberdade para se amarem, se respeitarem e crescerem dentro da diversidade com tolerância e criatividade.

Bem,
é mesmo utópico imaginar possível que os adultos que eles se tornam possam fazer melhor que isso.

Podemos começar por aqui: Você já conhece a Ayni?


conheça outros manifestos pela internet



Postagens mais visitadas deste blog

Condicionamentos e Padrões de comportamento

Fantástico, recomendadíssimo!!!
Assistindo um hangout hoje, do Recalculando a Rota aprendi mais que a soma de muitos livros, filmes ou experiências de vida que já tive oportunidade de ter contato até agora. Tudo bem resumidinho, direto ao ponto, recheado de "pulos do gato".


Considere substituir a palavra Universo por outra que se sinta mais confortável. Deus, Senhor do Mundo, Anjos... seja lá qual for a Fonte Maior que entenda como poderosa ou capaz o suficiente de fazer mais por você que você mesmo.

Segue um resuminho do que (penso que) aprendi:
Vamos perguntar porque agimos da maneira que agimos?
Existem diversos condicionamentos, ou padrões de comportamento que adquirirmos durante nossa vida em função dos acontecimentos a nossa volta.
Por exemplo:  Estávamos aprendendo algo (dirigir, nadar, cavalgar...) e fomos expostos a uma reação grosseira e exagerada de quem estava próximo (por algum erro cometido por nós) e então adquirimos um padrão de querer ser perfeitos para nao p…

Quando você muda o modo de observar as coisas, as coisas mudam

Frase


O amor é a solução. 
 "Existem três tipos de pessoas: as que deixam acontecer, as que fazem acontecer e as que perguntam o que aconteceu." (John Richardson Jr.). 
"Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e do caos nascem as estrelas." (Charles Chaplin).


Sou uma metamorfose ambulante...

Você está "achado" ou perdido?

Faz diferença?
Quando oferecemos uma chance a nós mesmos e nos mantemos mais vezes em auto observação, enxergamos. Enxergamos as oscilações comuns de nossa energia. Não importa muito a frequência e regularidade. Importa perceber acontecendo para ganhar a possibilidade de escolha.

Repare. Em alguns momentos nos sentimos fracos, sem boas ideias, com sono ou chegamos até a adoecer. Noutros estamos com o gás todo, com saúde e energia de querer salvar o mundo ou resolver todos os problemas que surgem a nossa frente.

Não é apenas uma sensação, é uma capacidade verdadeira. Genuína. Uma competência, nem sempre disponível. Portanto, mais que aproveitar bem quando ela se manifesta, pode ser interessante prestarmos atenção no que a produziu. O que motivou ela a se manifestar.

Pode ser uma alimentação mais saudável, um projeto novo ou antigo finalmente possível de ser realizado. Um novo amor, a nova estação...
A recíproca é verdadeira. O que nos sugou a energia?

Você está "achado" ou p…